A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, coordenou, na segunda-feira (28/3), a primeira sessão ordinária anual do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM) de 2022. O diretor de assuntos internacionais Antonio Maffezzoli e a vice-presidenta administrativa Juliana Lintz também participaram da reunião, que ocorreu de forma virtual.
No âmbito da comunicação associativa, Rivana Ricarte apresentou projeto para lançamento de redes sociais e formulação do podcast do Bloco. Haverá também uma nova forma de apresentar e divulgar os boletins temáticos, com entrevistas, resumos e vídeos temáticos.
Em relação aos boletins de jurisprudência foi informado que o Equador, responsável pela 15ª edição, receberá material até o próximo dia 4 de abril para a construção do material. Já o Paraguai foi eleito para organizar a 16ª edição. As publicações reúnem importantes decisões jurisprudenciais sobre direitos humanos dos países que integram o Mercosul.
A retomada do Programa de Pasantías também foi foco da sessão. Com o avanço da vacinação, os(as) defensores(as) públicos(as) da região consideraram que é seguro a retomada do programa que visa ampliar a troca de experiências e de conhecimentos jurídicos entre países-membros do BLODEPM, especificamente em relação à atuação, rotinas e boas práticas dos defensores públicos do país que recebe os(as) visitantes.
Neste tópico, será organizado um intercâmbio no Paraguai, até o final do primeiro semestre.
Entre outros assuntos, houve a discussão sobre o Programa Escola Itinerante; a formulação de projetos a serem desenvolvidos ao longo do biênio; entre outros assuntos.