Congresso do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM)

No dia 10 de Novembro de 2021, realizou-se o \»Congresso do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM)- Atuação das Defensorias nas Zonas de Fronteira: Perspectivas e Desafios\» realizado de forma virtual, transmitido pelo canal da ENADPU no Youtube e pela plataforma Zoom. O Congresso do BLODEPM, é um evento bianual organizado nesta edição pelo Conselho Diretivo da Gestão 2019-2021, o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD) e o Programa MIEUX+ Initiative da União Europeia, promoverá um espaço de debate para apresentar e aprofundar temas relacionados ao papel das defensorias nas zonas de fronteira – perspectivas e desafios -, relativos a crimes transnacionais (tráfico de pessoas, tráfico de drogas) e questões relacionadas aos povos indígenas transfronteiriços.


O Congresso contou com a participação de defensores públicos da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai e especialistas na área.

Deste modo, realizaram a abertura do evento a Defensora Pública Federal Dra. Vanessa Barossi, Defensora Pública na qualidade de Coordenação Geral, o Dr. Cesar de Oliveira Gomes, na qualidade de Diretor da Escola Nacional da Defensoria Pública da União. A Sessão I: Crimes Transnacionais contou com a presença da Defensora Geral do Paraguai Dra. Maria Lorena Segovia, Dr. Edgar Federzoni representante do ´Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), Dra. Natalia Von Rondow, Defensora Pública Federal do Brasil, Dr. Ángel Torres Machuca, Defensor Geral da Defensoria Pública do Equador, Dra. Laura Liliana Martín, Defensora Pública Argentina. A Sessão II: Comunidades Indígenas e Tradicionais Transnacionais, contou com a presença da Dra. Adriana Berezán, Defensora Pública do Uruguai, Dra. Jeane Xaude, Defensora Pública Estadual em Roraima, Dr. Gustavo Adolfo Vargas, Defensor Público, Dr. Rodrigo Fernando Torres Diaz, Defensor Público Chileno, Dra. Marina Lago, Defensora Pública Federal, Dra. Margarita Martínez Palacios, Defensora Pública Paraguaia.

Ao final do evento foi comunicado o mandato para a nova gestão BLODEPM 2021-2023, que terá como Coordenação Geral a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) do Brasil.

Fonte: Congresso do Bloco de Defensores Públicos do Mercosul (BLODEPM)

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux