Brasília – Com o objetivo de preservar a memória institucional do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM), a Defensoria Pública da União (DPU) lançou o Podcast do BLODEPM, que já conta com cinco episódios, sendo o lançamento mensal. A DPU é coordenadora geral do bloco durante o mandato 2020-2021.
As edições contam a história do bloco e apresentam as ações de defensorias do Brasil e demais associações de defesa pública na atual pandemia da Covid-19. Trazem ainda as experiências e aprendizados do Chile e o relato da aprovação da lei orgânica específica para o âmbito da Defensoria Pública do Equador. O conteúdo aborda questões de interesse regional na América do Sul, direito e acesso à justiça, entre outras questões de interesse para o BLODEPM.
Como forma de manter a memória institucional, a finalidade é que o material sirva de consulta para os membros e outros interessados, tais como organismos governamentais, comunidade académica e a sociedade civil. Em cada edição, os membros e associados compartilham temas e experiências das defensorias integrantes, de acordo com a realidade de seu país, e de conhecimentos a serem replicados no âmbito do BLODEPM e em demais áreas jurídicas. O propósito é divulgar o trabalho realizado perante peritos jurídicos, acadêmicos e sociedade civil, a fim de alcançar o reforço institucional.
A Assessoria Internacional da DPU recomenda a servidores da instituição e de outros órgãos conhecer o trabalho, a fim de não somente prestigiar a atuação internacional, como também internalizar os conhecimentos adquiridos pelas demais defensorias no contexto da DPU.
A notícia original pode ser acessada aqui.